PROJETOS CCS/C

PROJETOS 2021

PROJETO FAPERJ 2021

A Biblioteca CCS/C, juntamente com os docentes da Faculdade de Direito, participou do edital FAPERJ Nº38/2021 - PROGRAMA DE APOIO À INFRAESTRUTURA E PESQUISA NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO – 2021 com o projeto intitulado MODERNIZAÇÃO DA BIBLIOTECA CCS/C (DIREITO) DA UERJ: APOIO À INFRAESTRUTURA DE ENSINO E PESQUISA JURÍDICA, obtendo aprovação e sendo contemplado com a faixa B referente a propostas com orçamento máximo de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) cada uma, formadas por equipe de no mínimo 5 (cinco) pesquisadores doutores.

O projeto visa modernizar as instalações da Biblioteca, através da adequação e atualização dos meios e recursos tecnológicos e de infraestrutura física, fundamentais ao adequado desenvolvimento do binômio ensino-pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação da UERJ. Estimular o desenvolvimento institucional da Faculdade de Direito contribuindo para a qualificação de docentes e discentes através da oferta de uma moderna infraestrutura para as atividades de ensino, pesquisa e extensão e promover benefícios para o universo acadêmico, para a pesquisa no plano nacional e para a própria sociedade brasileira.




_________________________________


PROJETOS 2020

FINALIZAÇÃO DO PROJETO DE HIGIENIZAÇÃO DO ACERVO DE COLEÇÕES ESPECIAIS

Iniciado em 2019, o projeto priorizou a preservação e conservação do patrimônio bibliográfico institucional, além de contribuir para o avanço das pesquisas na área do Direito e oferecer melhores condições de trabalho e uso dos nossos acervos.

Nossas Coleções Especiais possuem obras publicadas do século XVIII ao século XX, com ênfase em diversas áreas do Direito, como Direito Romano, Direito Tributário, Direito Aeronáutico, entre outras. Algumas das coleções foram formadas a partir de bibliotecas privadas, doadas por familiares de importantes nomes que passaram pela Faculdade de Direito e que possuem grande relevância no âmbito institucional, além da forte representatividade na história do Direito do Rio de Janeiro e do país. Citamos a Coleção Roberto Lyra, acervo fundador da Biblioteca, a Coleção Professor Caio Tácito, Coleção Hamilton Moraes e Barros, a Coleção Amílcar Falcão e a última coleção incorporada ao acervo da Rede Sirius, a Coleção Professor Jacob Dolinger, doada ainda em vida.

Ao todo foram 12.700 livros higienizados, pertencentes a dez das nossas coleções. Acreditamos que a implantação de medidas que priorizem a preservação e a conservação do patrimônio documental institucional, além da consonância com a missão da nossa Universidade e a missão da Rede Sirius de Bibliotecas, insere-se ainda na visão estratégica de futuro para que continuemos o processo de desenvolvimento e apoio ao ensino, pesquisa e extensão.





_______________________________________


FINALIZAÇÃO DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO CALC E BIBLIOTECA CCS/C: SÉRIE BIBLIOTECA NA PESQUISA

Divulgamos que ao longo do semestre 2020.2 a Biblioteca CCS/C e Centro Acadêmico Luiz Carpenter – CALC, em parceria, desenvolveram o projeto de integração intitulado Biblioteca na Pesquisa. Lançado em 12 de agosto, o projeto teve como objetivos, além de promover a aproximação dos alunos da graduação da Faculdade de Direito aos recursos eletrônicos de pesquisa oferecidos pela Rede Sirius – Rede de Bibliotecas UERJ, sanar as suas principais dúvidas quanto a utilização dessas ferramentas. Através de uma série de vídeos tutoriais, divulgamos ao longo do Período Acadêmico Emergencial – PAE, os 8 episódios elaborados pela Biblioteca exclusivamente para o Projeto. Informamos que os vídeos estão disponíveis, à toda a comunidade UERJ, no canal da Biblioteca CCS/C UERJ no Youtube e no IGTV em nossos perfis no Instagram: (@bibliotecaccscuerj) e do CALC (@caluizcarpenter). Além disso, foi elaborado um documento, acessível no Blog da Biblioteca, com respostas à 13 perguntas frequentes sobre os serviços remotos da Rede Sirius e da Biblioteca, aplicáveis ao PAE, o FAQ CCS/C. Certamente essa foi uma grande oportunidade de diálogo em apoio ao corpo discente e em prol da pesquisa acadêmica, que reforçou a importância das ações coletivas para enfrentamento aos desafios impostos por um ano tão incomum a todos nós. Link Canal da Biblioteca no Youtube:



________________________



PROJETO DE INTEGRAÇÃO BIBLIOTECA CCS/C (DIREITO) E CALC



A Biblioteca CCS/C (Direito) e o CALC, com grande satisfação, lançam esse novo projeto de convergência. A partir de uma série que denominamos, Biblioteca na Pesquisa, promoveremos ações em parceria, como: posts, vídeo-tutoriais e treinamentos temáticos, a serem desenvolvidos e amplamente divulgados ao longo deste semestre. Dentro do cenário de crise global que estamos enfrentando, reflexo da pandemia do Novo Coronavírus, acreditamos que promover a aproximação aos recursos eletrônicos de pesquisa oferecidos pela Rede Sirius – Bibliotecas UERJ e estabelecermos esse diálogo em prol da pesquisa acadêmica e do apoio ao corpo discente do Direito UERJ, seja ainda mais necessário.
Este primeiro post, tem como objetivo levantar as principais dúvidas dos alunos, para facilitar e melhor direcionar a elaboração dos próximos conteúdos.
Registre aqui sua dúvida ou preencha o formulário eletrônico no link abaixo:
Participe!

_______________________________________________________


PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS E COVID-19 SOB MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS...



A emergência de estudos sobre a pandemia do mais recente coronavírus humano SARS-CoV-2, responsável por causar a doença COVID-19, está exigindo a produção de estudos para compreender o fenômeno. Neste sentido, surge também a necessidade de planejar o tratamento técnico dessas produções a fim de reunir, viabilizar a localização, organização
e o acesso a essas informações. Reconhecendo a importância do tema, a Rede Sirius de Bibliotecas da UERJ lança este projeto – ao qual nomeamos “Visibilidade de produção científica da UERJ sobre Coronavírus (COVID-19)” – com o objetivo de dar visibilidade à produção científica institucional e colaborar para a sua disseminação, assim contribuindo para o enfrentamento da pandemia com a reunião, tratamento e divulgação desses estudos. PARTICIPE!


Saiba mais, Aqui.