FAQ




1) Como fazer o cadastro na biblioteca?
A Rede Sirius desenvolveu uma solução online para o cadastro de usuários(as), o Cadastro Online. Acesse o link: https://www.rsirius.uerj.br/extras/inscreva-se
Ou procure nosso balcão de atendimento e  se inscreva.

2) Como fazer a renovação de cadastro ?
Lembramos que todo início de período é necessária a renovação do cadastro na Biblioteca. A renovação é realizada presencialmente ou online, basta solicitar através do e-mail: ccsc@uerj.br, informando seu nome completo; matrícula UERJ, Curso. 
O prazo para atendimento pela Biblioteca será de até 72h. 

3) Como acessar de casa os recursos eletrônicos da Rede Sirius?
Após a realização da configuração de Proxy, é possível o acessar remotamente os recursos eletrônicos da Rede Sirius e do Portal CAPES (PERGUNTA 10). Acesse o link do tutorial para configuração proxy UERJ no navegador Mozila Firefox.  Lembramos que o usuário(a) precisa ter obrigatoriamente o cadastro no ID ÚNICO UERJ
Confira o nosso tutorial no Youtube: 

4) Qual o link para acesso ao acervo eletrônico (bases de dados e e-books) da Rede Sirius?

5) Como acessar os e-books da plataforma Minha Biblioteca de casa? - Recurso temporariamente indisponível.
O acesso aos e-books da Minha Biblioteca é possível apenas para os usuários(as) com cadastro regular na Rede Sirius, através do  Catálogo Online SophiA.
Caso ainda não tenha cadastro - inscreva-se.
Confira o nosso tutorial no Youtube: 

6) O que é o descubra? É a mesma coisa que o catálogo sophia?
O Descubra é uma ferramenta de pesquisa que integra, em interface única e simples (busca e apresentação de resultados), as coleções impressas e eletrônicas disponíveis na Rede Sirius, proporcionando agilidade na realização das pesquisas.  Atenção! Não é a mesma coisa que o SophiA, Descubra é um serviço de descoberta web que realiza buscas no SophiA e também em diversas bases de acesso aberto, como o conteúdo do Portal Capes, livros eletrônicos adquiridos pela Rede Sirius, da Scielo, BDTD/UERJ, Portal de Publicações Eletrônicas da UERJ, etc. 
Confira o nosso tutorial no Youtube: 

7) Qual o conteúdo do Catálogo Online - SOPHIA?
O Catálogo online SophiA reúne os diferentes tipos de materiais que compõem todo o acervo da Rede de Bibliotecas (Livros físicos; Teses; Dissertações e TCCs (físicos); Mapas; Periódicos; etc.) além de alguns conteúdos digitais, como os e-books Minha Biblioteca e de outras editoras; Legislação UERJ; Teses e Dissertações...

8)  De quais equipamentos consigo acessar o Sophia?
O acesso é possível de diferentes equipamentos, como computadores, tablets, celulares e notebooks. Através do link: http://catalogo-redesirius.uerj.br/sophia_web/  ou baixando o app SophiA no seu celular ou tablet.

9) O que é o acesso CAFe?
É uma alternativa de configuração para acesso ao Portal de Periódicos CAPES.Provida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a CAFe permite que usuários utilizem login e senha institucionais para diversos serviços, entre eles acessar de forma remota o conteúdo assinado do Portal de Periódicos.
Confira o nosso tutorial no Youtube:

10) Como faço para acessar o portal da capes com a configuração proxy?
Para acessar o portal Capes com a configuração proxy, basta seguir as instruções da pergunta 3. (Após a realização da configuração de Proxy, é possível o acesso remoto aos recursos eletrônicos da Rede Sirius e do Portal CAPES). Acesse o link do tutorial para configuração proxy no navegador Mozila Firefox.  Lembramos que o usuário(a) precisa ter, obrigatoriamente, o cadastro no ID ÚNICO UERJ.

11) Como requerer o documento Nada Consta?

12) Como gerar a ficha catalográfica do meu TCC? (Apenas alunos Graduação e Pós-Lato)
A ficha catalográfica é um elemento obrigatório do seu TCC. Acesse o link: https://www.rsirius.uerj.br/servicos/elaboracao_ficha

* Alunos do Mestrado e Doutorado precisam acessar as informações específicas no menu BDTD/CRN.

13) Como acessar as bases assinadas usando o meu notebook ou celular dentro da UERJ?
Ative no seu dispositivo o Wi-fi UERJ (mesmo login e senha do ID Único). Depois acesse o site da Rede Sirius > aba "Acervos" > "E-books e bases de dados".

14) Quais os contatos e canais da biblioteca de Direito?
E-mails: ccscdireito@gmail.com / ccsc@uerj.br


 

Não deixem de acompanhar a nossa Série: “Biblioteca na Pesquisa” desenvolvida em parceria com o Centro Acadêmico Luiz Carpenter - CALC (Gestão Nossa Luta Não Vai Terminar - 2019/2020). Neste projeto de integração, estamos divulgando vídeos tutoriais para facilitar o uso das diferentes ferramentas de pesquisa e do acervo eletrônico da Rede Sirius – Rede de Bibliotecas da UERJ e da Biblioteca CCS/C – Direito.


Biblioteca CCSC - Direito Rede Sirius UERJ

Link: https://www.youtube.com/channel/UC3sGGolGO-HDqn6jxgGuapA