quarta-feira, 6 de abril de 2022

Ferramentas úteis para a escrita acadêmica: parte 2 - detecção de plágio e gerenciadores de referências

 


   

Nesta segunda parte da publicação, traremos novas dicas para a construção do seu trabalho científico ou acadêmico. Hoje falaremos sobre ferramentas de detecção de plágio e gerenciadores de referências. Ambos tratam-se de softwares bastante úteis para garantir a organização e a originalidade do seu texto.

Vamos começar pelos verificadores de plágio. Você sabe a definição de plágio? Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, plagiar é: V. t. d. 1. Assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem) 2. Imitar (trabalho alheio) (...)” (FERREIRA, 2009, p.1574).

Caso um texto seja reproduzido integral ou parcialmente, o autor ou a fonte devem, obrigatoriamente, ser citados, e o trecho literal copiado deve vir entre aspas, como no exemplo acima.

O plágio pode ser consciente ou inconsciente, por isso as ferramentas para a detecção servem tanto para quem corrige quanto para quem elabora textos. Existem diferentes verificadores pagos e gratuitos, aqui selecionamos apenas detectores com versões gratuitas para auxiliar seu processo de criação. Confira!

Copy spider: https://copyspider.com.br/

Plagiarisma: http://plagiarisma.net/pt/

Plagium Online: https://www.plagium.com/pt/detectordeplagio

     Farejador de plágios: http://farejadordeplagios.com.br/

Não deixe de conferir outras ferramentas de detecção de plágio no site da Rede Sirius.


Já os gerenciadores de referência, uma realidade na produção técnico-científica, são softwares formatadores que facilitam a coleta, o armazenamento, o gerenciamento de referências e citações de acordo com diferentes estilos normativos (ABNT, Vancouver, ISO, etc.).

Dentre as vantagens, destacamos a possibilidade de importação de dados bibliográficos, armazenamento de arquivos em PDF, criação de listas, pastas e tags, proporcionando mais agilidade e organização na sua produção.  Geralmente esses gerenciadores são compatíveis com diversas bases de dados e navegadores.

A seguir, confira os gerenciadores mais conhecidos:

·         Zotero - http://www.zotero.org

Mendeley - http://www.mendeley.com

EndNote Web - http://www.myendnoteweb.com

RefBase - http://www.refbase.net

JabRef - http://jabref.sourceforge.net

Boa produção e até a próxima notícia! 😃😃


REFERÊNCIAS:

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 4.ed. Curitiba: Ed. Positivo, 2009. 

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. REDE SIRIUS. Ferramentas para a detecção de plágio. Disponível em: https://www.rsirius.uerj.br/novo/index.php/suporte-a-pesquisa/deteccao-de-plagio. Acesso em: 6 Abril 2022. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário